Joelho
Um pouco sobre a minha área de atuação

O joelho é uma articulação nobre, complexa e uma das mais exigidas do corpo humano. Por outro lado, é uma das áreas que mais sofre com lesões.

O profissional indicado para cuidar da maior articulação do nosso corpo é o Ortopedista com área de atuação em Cirurgia do Joelho. Ele é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das condições que afetam essa região, como:

Artrite Reumatoide

Inflamação crônica e autoimune

É uma doença inflamatória crônica que afeta a articulação. A sua causa é desconhecida, porém é considerada uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis por engano.

Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, rigidez matinal e aumento da temperatura nas articulações.

Crônica e degenerativa

É uma doença degenerativa caracterizada pelo desgaste da cartilagem da articulação e predominante entre pessoas com mais de 65 anos. Quanto às causas, a artrose geralmente está associada ao uso repetitivo das articulações ao longo dos anos, sobrepeso, predisposição genética, atividades esportivas de alto impacto e traumas nas articulações.

Principais sintomas: Dor no joelho, inchaço, rigidez e limitação dos movimentos.

Cartilagem

Reveste a articulação

A cartilagem é um tecido que reveste a articulação do joelho e permite o amortecimento e uma boa mobilidade entre as superfícies articulares, suavizando o impacto de um osso com o outro. Com o passar dos anos, a cartilagem se desgasta e pode ocasionar doenças como a artrose e a condromalácia patelar.

Os principais sintomas de lesões de cartilagem são a dor, inchaço e travamento da articulação.

Menisco

Amortecedor

É uma estrutura de fibrocartilagem localizado nas articulações do joelho, entre a tíbia e o fêmur. Cada joelho tem dois meniscos, um do lado interno e um do lado externo. Sua principal finalidade é amortecer o impacto dentro do joelho e ajudar na estabilidade da articulação.

As lesões nos meniscos surgem devido a traumas, movimentos bruscos do joelho, inclusive durante a prática de esportes ou ainda pelo desgaste progressivo dos meniscos. A dor e o inchaço da região estão entre os principais sintomas de uma lesão no menisco.

Ligamentos

Estabilizam a articulação

Os ligamentos têm como principal função estabilizar a articulação e manter os ossos alinhados. No joelho, os quatro principais são: Ligamento do cruzado anterior (LCA), Ligamento do cruzado posterior (LCP), Ligamento Colateral medial (LCM) e Ligamento Colateral Lateral (LCL).

As lesões dos ligamentos geralmente são decorrentes de práticas esportivas e grande parte dos pacientes costuma sentir dor e inchaço.

Tendinite

Inflamação
A tendinite ocorre quando há um processo inflamatório nos tendões, que são estruturas fibrosas que ligam os músculos aos ossos. O esforço repetitivo sobre o tendão patelar é uma das principais causas da tendinite, sendo bastante comum em atletas que praticam basquete, vôlei, futebol e atletismo em virtude do uso excessivo dos tendões para saltar e correr. Os pacientes apresentam dificuldade para movimentar o joelho, dores e inchaço.