Blog
Dicas e informações relevantes
O medo de se machucar novamente
Publicado em 11/05/2021

Não é exagero afirmar que esse pensamento é normal em quem já sofreu alguma lesão no joelho. Porém, quando o medo se torna prejudicial a ponto de atrapalhar a recuperação, é hora de procurar ajuda especializada.

Além da recuperação física, também é importante lidar com as dores psicológicas. Para diminuir esse sentimento, converse com o médico antes e após a cirurgia.

Com os atletas, a ansiedade para retornar aos treinos e competições em alto nível é ainda maior. Ao ver que não consegue realizar os movimentos de antes, pode tornar a fase de recuperação mais complicada.

No entanto, não há motivos para se assustar! Com os cuidados adequados, é possível se recuperar rapidamente e voltar ao condicionamento físico anterior apenas seguindo as recomendações médicas. E o que não fazer? Abandonar o tratamento ou não procurar o ortopedista ao sentir qualquer incômodo.

Com papel primordial na reabilitação e na recuperação da função do joelho operado, a fisioterapia deve ser iniciada um dia após a cirurgia ou dependendo da orientação do ortopedista. O processo é individual e deve respeitar as necessidades e limitações de cada paciente. Exercícios de fortalecimento muscular, alongamento, força e resistência são fundamentais para uma recuperação bem sucedida.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o meu blog para mais dicas!

×