Blog
Dicas e informações relevantes
Lesões no joelho mais comuns no futebol
Publicado em 18/03/2021

Sem dúvidas, o futebol é o esporte mais praticado em todo o mundo, com inúmeros adeptos. Ao mesmo tempo, também é um dos responsáveis pelo maior número de lesões em atletas, sobretudo nos membros inferiores.

Por exigir muito contato físico, carga excessiva de treino, sobrecarga e movimentos de rotação, os joelhos ficam totalmente expostos às lesões. Um levantamento realizado em 2017 pelo Instituto do Joelho do Hospital do Coração apontou que cerca de 55% das lesões ligamentares no joelho ocorrem pela prática do futebol.

A lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) está entre as mais frequentes. O estiramento ou ruptura das fibras desse ligamento geralmente ocorre quando há um trauma torcional do joelho, ou seja, o atleta roda o corpo, mas o seu pé permanece fixo no chão. Dessa forma, o paciente não consegue realizar determinados movimentos ou praticar esportes devido à instabilidade do joelho.

A cirurgia de reconstrução ligamentar é o tratamento mais indicado, uma vez que permite o retorno do atleta aos gramados e recupera as funções do joelho lesionado.

As lesões nos meniscos também são bastante comuns no futebol e em outros esportes de alto impacto. Elas podem ser causadas por traumas: entorse (movimento rotacional repentino) ou pancadas fortes no joelho.

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, depende da localidade e tamanho da lesão, bem como a idade do atleta.

Atuar na prevenção das lesões no futebol é essencial para evitá-las, principalmente com o fortalecimento muscular, alongamentos, aquecimento e acompanhamento especializado.

×