Blog
Dicas e informações relevantes
Infiltração no joelho com ácido hialurônico
Publicado em 08/12/2020

Você já ouviu falar nesse procedimento? Felizmente, os procedimentos minimamente agressivos ganham cada vez mais destaque na Ortopedia. A infiltração no joelho (ou viscossuplementação) com ácido hialurônico é um exemplo disso.

Mas o que é o ácido hialurônico? É um componente do líquido sinovial, responsável pela lubrificação e nutrição do tecido cartilaginoso, produzido naturalmente pelo nosso organismo. Inclusive, a substância é utilizada em abundância na área dermatológica devido ao seu alto poder de hidratação e estímulo de colágeno.

Estudos recentes mostram grande benefício da infiltração com ácido hialurônico na melhora dos sintomas da artrose no joelho e condromalácia patelar.

Quando a articulação sofre desgaste, há uma diminuição da produção do ácido hialurônico e das suas propriedades de lubrificação. Em determinados casos, a infiltração pode reestabelecer a funcionalidade da articulação, auxiliar no combate da progressão do desgaste articular, na diminuição do processo inflamatório e no aumento da lubrificação na região, promovendo ainda o alívio da dor e dos sintomas.

O procedimento é simples e a duração varia de acordo com o grau de lesão do paciente. A indicação depende de uma avaliação prévia, somente um especialista poderá indicá-lo.

×